Desde 2009 com a resolução do COFFITO 372, cresce a atuação nas áreas da uroginecologia, oncologia, obstetrícia e sexualidade feminina. Porém, algumas disfunções comuns em mulheres também têm afetado homens e crianças, em consequências de alguns procedimentos, como por exemplo, o câncer de próstata que têm como consequência a incontinência urinária e as disfunções sexuais masculinas.
Entretanto, as doenças do trato geniturinário masculino e feminino e infantil, existem e carecem de prevenção e tratamento. Atualmente, as situações de baixa autoestima, causadas por essas manifestações, atingem os mais diversos períodos da vida. Por esse motivo, fazem-se necessário, profissionais qualificados para promover melhor qualidade de vida por meio da reabilitação, e com essa abordagem a ênfase desta Pós-Graduação será em Fisioterapia Pélvica Uroginecológica Funcional.
As disciplinas do curso buscam fundamentar as ações do profissional fisioterapeuta de forma interdisciplinar e a utilização dos recursos terapêuticos em torno dessa área de atuação. Esse processo será facilitado pela realização de atividades práticas em diferentes módulos.
A Pós-graduação Lato Sensu em Fisioterapia Pélvica engloba a uroginecologia, gravidez e pós-parto, urologia, coloproctologia , sexologia e algias pélvicas, tratando das disfunções pélvicas em todas as fases da vida do homem e da mulher, da infância à velhice.
A atuação fisioterapêutica nestas áreas tem como objetivo prevenir disfunções, reabilitar a integridade de órgãos e sistemas, aperfeiçoar e melhorar a qualidade de vida, com grande campo de atuação em clínicas, hospitais-maternidades, academias, programas de saúde da família e cursos de fisioterapia. Estes nichos de mercado caminham juntamente com a evolução técnico-científica da profissão.
O aluno formado no curso pode atuar em clínicas, consultórios, hospitais e atendimentos domiciliares, entre outros.
Desenvolver conceitos e conhecimentos aprofundados sobre Fisioterapia na Saúde da mulher e do homem, preparando o profissional para o mercado de trabalho e qualificando a realização de atividades de ensino e pesquisa.
Objetivo Específico:
Portadores de Diploma de Graduação em Fisioterapia, expedido por Instituição de Ensino Superior (IES) devidamente autorizada pelo MEC.
A disciplina aborda anatomia topográfica, aspectos morfométricos e funcionais da pelve osteofibrosa, muscular e visceral com ênfase na aplicabilidade e prática clínica.
Professor(es): Profª Drª Magda Patricia Furlanetto - RS (Doutora, UFCSPA)
A disciplina aborda as principais técnicas de avaliação fisioterapêutica musculoesquelética, nervosa e funcional das estruturas abdominopélvicas e estruturas relacionadas, nas principais disfunções miccionais e distopias genitais femininas.
Professor(es): Profª Drª Patrícia Viana da Rosa - RS (Doutora, PUCRS) e Profª Ms. Taís M. Cerentini - RS (Mestre, UFCSPA)
Aborda uma visão global dos recursos eletrotermofototerapeuticos que podem ser utilizados na fisioterapia pélvica. Princípios, fisiologia, indicações e contra-indicações do uso destes recursos permitindo um raciocínio crítico quanto ao uso destes.
Professor(es): Profª Drª Karoline Camargo Bragante - RS (Doutora, UFCSPA)
Aborda a avaliação, diagnóstico e tratamento fisioterapêutico nos diferentes campos de atuação. Métodos e técnicas de Fisioterapia na assistência Pré-natal, Centro Obstétrico e Unidade de Internação Obstétrica. Fisioterapia no Aleitamento Materno.
Professor(es): Profª Drª Aline Dill Winck - RS (Doutora, PUCRS)
A disciplina visa fornecer conhecimento teórico e prático para avaliação, prevenção e tratamento fisioterapêutico nas principais disfunções sexuais femininas.
Professor(es): Prof. Ms. Gustavo Latorre - SC (Mestre, UDESC)
A disciplina aborda a fisiopatologia de doenças urológicas, coloproctológicas e ginecológicas, após o mecanismo de sensibilização central e adaptação da dor; alterações posturais da dor; impactação no assoalho pélvico; dispareunia; avaliação fisioterapêutica na paciente com dor; e tratamentos fisioterapêuticos para os quadros álgicos femininos.
Professor(es): Profª Drª Patrícia Zaidan de Barros - RJ (Doutora, UERJ)
A disciplina aborda o entendimento dos padrões funcionais normais e anormais em coloproctologia associando-os ao diagnóstico e ao tratamento fisioterapêutico adequado.
Professor(es): Profª Esp. Luciene Tais Zabot - RS
A disciplina aborda a terapia manual como resposta fisiológica e biomecânica dos sistemas músculo-esquelético-nervoso-fascial-visceral e de fluidos envolvidos, e o seu comportamento frente às disfunções do pavimento abdômino-pélvico e suas relações com os princípios da biotensegridade. Desenvolvendo raciocínios clínicos funcionais, dentro dos preceitos Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF), para melhora da resolutividade da prática clínica baseada em evidências científicas.
Professor(es): Profª Ms. Ana Paula Maia Lima - MG (Mestre, UNIFESP)
Contempla aspectos das disfunções sexuais e dor pélvica masculina, sob o enfoque cinético-funcional. Abrange anatomia, cinesiologia e fisiologia do sistema urogenital masculino, patofisiologia e cirurgias, como base para a avaliação e tratamento fisioterápico destas condições, considerando os aspectos biopsicossociais e atuação profissional multidisciplinar e humanitária em saúde.
Professor(es): Prof. Ms. Mauro Luis Barbosa Júnior - RJ (Mestre, UERJ )
Aborda os conceitos da fisioterapia pélvica habilitando o aluno a prática da cinesioterapia associada aos exercícios do assoalho pélvico, terapias de auto-percepção e auto-condicionamento, mudanças de hábitos de vida, conceitos básicos de biofeedback, biofeedback pressórico e eletromiográfico, principais treinamentos com a utilização do biofeedback na reabilitação pélvica, bem como, conceitos e aplicabilidade clinica na promoção da dupla tarefa.
Professor(es): Profª. Ms. Adriane Bertotto - RS (Mestre, UCES)
Aborda a anatomo-fisiologia pélvica masculina e a abordagem fisioterapêutica no pós-câncer de próstata, incontinência urinária, avaliação, identificação das terapêuticas e intervenções fisioterapêuticas adequadas a cada caso.
Professor(es): Profª Drª Lia Janaina Ferla Barbosa - RS (Doutora, UFRGS)
Abordará a CIF, assim como os principais efeitos do envelhecimento sobre o sistema genitourinário, bem como, as principais estratégias de tratamento destas disfunções no idoso.
Professor(es): Profª Ms. Alcina de Oliveira Teles - RS (Mestre, EBMSP)
Aborda a epidemiologia dos cânceres ginecológicos e proctológicos. Principais abordagens terapêuticas cirúrgicas e adjuvantes. Repercussões do tratamento oncológico. Fisioterapia na prevenção das complicações pós-operatórias e da radioterapia pélvica. Métodos e técnicas de avaliação e recursos fisioterapêuticos no tratamento das complicações advindas do tratamento oncológico pélvico. Promoção da saúde funcional e sexual e qualidade de vida do individuo.
Professor(es): Profª Drª Karoline Camargo Bragante - RS (Doutora, UFCSPA)
Aborda temas relacionados aocontrole neural da micção e conceito de disfunção neurogênica do trato urinárioinferior, suas repercussões clínicas no paciente neurológico.
Professor(es): Profª Ms. Lisandra da Silva Machado - SP (Mestre, UFCSPA)
Contempla aspectos das disfunções urológicas e anorretais infantis, sob o enfoque cinético-funcional. Abrange anatomia, cinesiologia e fisiologia do sistema urológico e anorretal infantil e patofisiologia, considerando os aspectos biopsicossociais e atuação profissional multidisciplinar e humanitária em saúde.
Professor(es): Profª Esp. Jordana Antes Fernandes - RS (Especialista, PUCRS)
A disciplina visa discutir e proporcionar a capacidade de identificação e interpretação dos principais exames diagnósticos utilizados na avaliação e acompanhamento do tratamento de pacientes portadores de disfunções miccionais ou demais transtornos acometendo o assoalho pélvico, especialmente o estudo urodinâmico e exames radiológicos.
Professor(es): Profª Ms. Alcina de Oliveira Teles - RS (Mestre, EBMSP)
Aborda a estética íntima aliadas as novas tecnologias, dentre os recursos terapêuticos, para melhorar o aspecto da região genital.
Professor(es): Profª Esp. Elisangela da Silva- RS (Especialista, CBES)
Desenvolver a capacidade gerencial e empreendedora em fisioterapeutas a partir do planejamento, organização e gestão de carreira, de clínicas e consultórios nas áreas inerentes à Fisioterapia; Gestão estratégica e de Inovação.
Professor(es): Prof. Ms. Gérson Chequi - RS (Mestre, UFCSPA)
Implementar a saúde baseada em evidências e aproximar a pesquisa científica da prática clínica. Metodologias de estudos e como avaliar criticamente artigos científicos para "consumir" pesquisa de boa qualidade. Avaliação da qualidade interna e externa de estudos científicos; métodos de busca por evidências científicas.
Professor(es): Prof. Dr. Fabrício Macagnan - RS (Doutor, PUCRS)
Currículo completo disponível na Plataforma Lattes no CNPq
(Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)Voltar
Para informações sobre valores de matrícula e opções de mensalidades enviar email para: contato@fisioworkrs.com.br ou whatsapp (51) 99259.0133.
Duração do curso: Início em março de 2021 e término no 2º semestre de 2022 (outubro) - (Cronograma sujeito a alterações por motivo de força maior).
Dias de aulas: Um final de semana por mês; sábados e domingos (das 8hs às 18hs). (Sujeito a alteração por motivo de força maior). Férias no meses de janeiro e fevereiro/2022
Local das aulas: Sede da Faculdade iPGS - Av. Cristóvão Colombo, 203 - Bairro: Floresta – PORTO ALEGRE/RS
Infraestrutura confortável, diferenciada e de fácil acesso.
Forma de avaliação: A avaliação será composta de provas ou trabalhos, de acordo com a preferência do professor, permitindo assim o engrandecimento da discussão do conhecimento e do aprendizado.
Fará jus ao Certificado de Especialização Lato Sensu – Fisioterapia Pélvica, nos termos da Resolução da Câmara Superior de Educação nº.06/18, o pós-graduando que:
Atingir no mínimo média final 7,0 em cada uma das disciplinas;
Atingir no mínimo frequência de 75%.
O Diploma será expedido pelo Centro Universitário Redentor, credenciado pela Portaria nº. 666 de 07 de março de 2002, e recredenciado pela Portaria nº 910 de 12 de julho de 2011, nos termos da Resolução nº. 01 de 06 de abril de 2018.
Professores: Reserva-se o direito de alterar a ordem dos professores ou substituí-los caso haja algum impedimento da participação do mesmo na disciplina, sem prejuízo para o andamento do curso tendo em vista a substituição por outro docente qualificado técnico-cientificamente e de formação semelhante para o tema.
Observação 1: TCC é opcional.
Observação 2: Como em qualquer especialização da fisioterapia, o profissional que conclui sua Pós-Graduação Lato Sensu, possui Especialização em... Lembrando que para se enquadrar em "Especialista Profissional", segundo as resoluções do COFFITO, e assim se intitular especialista, o profissional necessita prestar a prova da Associação correspondente, buscando tal aprovação."